TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Incêndios florestais em Los Angeles destroem milhares de casas; número de mortos sobe para 10

    Incêndios florestais são os piores da história de Los Angeles

    Casa queima enquanto ventos fortes alimentam incêndios florestais devastadores na área de Los Angeles e forçam as pessoas a deixar suas casas 08/01/2025 REUTERS/David Swanson (Foto: David Swanson)

    Reuters – Os incêndios florestais que afetam a Califórnia já mataram pelo menos 10 pessoas e destruíram quase 10.000 estruturas, com cinco focos ativos pelo terceiro dia consecutivo na quinta-feira (9), enquanto os ventos secos do deserto voltam a intensificar as chamas.

    O incêndio Palisades, entre Santa Monica e Malibu, no lado oeste de Los Angeles, e o incêndio Eaton, a leste, perto de Pasadena, já são considerados os mais destrutivos da história de Los Angeles, consumindo mais de 34.000 acres (13.750 hectares) — cerca de 53 milhas quadradas — e transformando bairros inteiros em cinzas.

    Um incêndio devastou uma área costeira nobre de Los Angeles durante a noite, com celebridades de Hollywood entre os que evacuaram de carro e a pé.

    O número de mortos subiu para 10, informou o Instituto Médico Legal do Condado de Los Angeles em uma atualização na noite de quinta-feira, sem fornecer identidades ou outros detalhes.

    O xerife do condado, Robert Luna, disse em entrevista coletiva anterior que esperava que o número aumentasse.

    "É como se uma bomba atômica tivesse sido lançada nessas áreas. Não espero boas notícias e não estamos ansiosos por esses números", disse Luna.

    A empresa de meteorologia privada AccuWeather estimou os danos e as perdas econômicas entre US$ 135 bilhões e US$ 150 bilhões, prevendo uma recuperação árdua e o aumento dos custos de seguro residencial.

    "Já estamos nos preparando para reconstruir agressivamente a cidade de Los Angeles", disse a prefeita Karen Bass, uma democrata que enfrentou críticas do presidente eleito Donald Trump e de outros republicanos pela forma como lidou com o desastre.

    O presidente Joe Biden, que declarou estado de calamidade na terça-feira, prometeu na quinta-feira que o governo federal reembolsaria 100% dos custos de recuperação pelos próximos 180 dias, cobrindo remoção de detritos, materiais perigosos, abrigos temporários e salários de equipes de emergência.

    "Disse ao governador e às autoridades locais: não poupem recursos para conter esses incêndios", afirmou Biden após uma reunião com assessores na Casa Branca.

    No total, cinco incêndios estavam ativos no condado de Los Angeles, com o maior deles, o Palisades, apenas 6% contido, e o Eaton, 0%. Aviões despejavam retardante e água nas colinas em chamas.

    Um avião Super Scooper, emprestado do Canadá, foi danificado e ficou fora de operação após colidir com um drone civil não autorizado perto do incêndio Palisades, informou o Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles. Não houve feridos.

    Um foco em rápida expansão começou na quinta-feira perto de Calabasas, uma das cidades mais ricas dos EUA, lar de muitas celebridades e comunidades fechadas. O chamado incêndio Kenneth se espalhou para 960 acres (388 hectares) em poucas horas.

    Com os nervos à flor da pele, o condado de Los Angeles enviou por engano um aviso de evacuação para toda a população de 9,6 milhões, quando deveria ter sido apenas para a área do incêndio Kenneth, disseram as autoridades. Uma correção foi enviada rapidamente.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados