TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Índia e China farão as primeiras negociações fronteiriças em 5 anos

    Os dois países discutirão a gestão da paz ao longo da fronteira disputada nos Himalaias, de forma mutuamente aceitável

    Presidente da China, Xi Jinping (à esq.), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Foto: Reuters)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Representantes especiais da Índia e da China para a delimitação de fronteiras farão nesta sexta-feira (19) a primeira reunião dos dois países em cinco anos. O encontro foi marcado para acontecer na capital chinesa, Pequim. Será discutida a gestão da paz ao longo da fronteira disputada nos Himalaias, de forma mutuamente aceitável. A região fronteiriça entre os territórios indiano e chinês tem quase 4 mil quilômetros.

    A 23ª edição do Diálogo de Representantes Especiais reunirá o conselheiro de segurança nacional da Índia, Ajit Doval, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. O encontro ocorre após um acordo alcançado em alto nível em Kazan, na Rússia, em 23 de outubro.

    Os conflitos na região dos Himalaias tiveram início em 1959, durante o processo de descolonização britânica do território indiano. Nas décadas seguintes, os dois exércitos militarizaram a área, construindo estradas, pistas de aterrissagem e quartéis.

    Em junho de 2020, houve confrontos no vale Galwan, localizado na região de Ladakh, no noroeste da Índia, que faz fronteira com Aksai Chin — um território reivindicado pelos indianos, mas controlado pelo governo chinês desde 1962. Mais de 20 soldados indianos morreram nos confrontos.

    A reunião busca promover o diálogo e encontrar soluções pacíficas para os conflitos que continuam a marcar a relação entre os dois países na região dos Himalaias (com Agência Sputnik).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados