TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Índia esclarece posição sobre a expansão do Brics

    A Índia desfaz os rumores de que se opõe à expansão do bloco

    India's Prime Minister Narendra Modi Reuters/Ezra Acayan/Pool (Foto: Leonardo Lucena)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (3), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia negou categoricamente as alegações de que Nova Delhi possui reservas em relação à proposta de expansão do BRICS, como havia sido divulgado pela agência Reuters no início desta semana, informa o site RT.

    O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Arindam Bagchi, afirmou aos jornalistas durante a coletiva de imprensa semanal: "As alegações da mídia sobre supostas reservas da Índia em relação ao crescimento planejado do BRICS são especulações infundadas. Isso é simplesmente falso."

    O bloco de países emergentes é atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Dezenas de outras nações manifestaram interesse em ingressar, sendo que 22 já apresentaram formalmente suas candidaturas. Originalmente constituído por quatro membros, o BRICS expandiu apenas uma vez, quando a África do Sul foi incorporada em 2010, sem quaisquer condições prévias. Os estados membros estão atualmente discutindo internamente quais critérios os candidatos devem cumprir e como o processo de expansão funcionará, uma vez que o BRICS toma decisões por consenso.

    A África do Sul sediará uma cúpula de líderes do BRICS em Joanesburgo no meio de agosto. Os representantes das cinco nações têm esperanças de que, até lá, os procedimentos para a expansão estejam finalizados e prontos para aprovação.

    Os países membros do BRICS representam cerca de 40% da população mundial e aproximadamente um quarto da economia global. O bloco se posiciona como uma alternativa às antigas instituições internacionais dominadas pelo Ocidente.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: