Investigadores alemães do ataque ao Nord Stream focam em ex-comandante ucraniano
Investigadores alemães estão agora focados em Zaluzhnyi e seus assessores, embora atualmente não haja provas
(Sputnik) – A investigação alemã sobre o ataque aos gasodutos Nord Stream está concentrada no ex-Comandante-Chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valerii Zaluzhnyi, relatou o jornal The Wall Street Journal.
Segundo o jornal, citando suas fontes, os investigadores alemães estão agora focados em Zaluzhnyi e seus assessores, embora atualmente não haja provas que possam ser apresentadas em tribunal.
Enquanto alguns políticos alemães podem ter estado dispostos a ignorar evidências que poderiam implicar Kiev no ataque, a investigação policial alemã prosseguia de forma independente, informou o WSJ.
A operação teria custado cerca de US$ 300.000 e foi financiada por empresários. Ao mesmo tempo, funcionários ucranianos envolvidos ou familiarizados com os planos de ataque ao gasoduto acreditam que seria impossível levar os oficiais comandantes a julgamento devido à falta de provas.
As explosões nos dois gasodutos russos de exportação de gás para a Europa, Nord Stream e Nord Stream 2, ocorreram em 26 de setembro de 2022. Alemanha, Dinamarca e Suécia não descartaram sabotagem direcionada. A Nord Stream AG, operadora do Nord Stream, informou que os danos aos gasodutos foram sem precedentes e que era impossível estimar o prazo para os reparos. A Procuradoria-Geral da Rússia abriu uma investigação sobre um ato de terrorismo internacional.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: