TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Irã realiza cerimônias fúnebres do presidente Raisi a partir desta terça-feira

    O Irã decretou cinco dias de luto nacional pelo martírio do presidente do país e de seus acompanhantes

    O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fala em comício comemorativo do 45º aniversário da revolução (Foto: HispanTV)

    247 - As cerimônias de despedida, funeral e sepultamento do corpo do presidente Raisi ocorrerão a partir desta terça-feira (21) e se estenderão até quinta-feira em várias cidades do Irã, informa o canal HispanTV.

    Os atos fúnebres de vários dias em homenagem ao presidente Raisi começarão em Tabriz e continuarão em Qom, Teerã, Birjand (sua cidade natal) e Mashad. O corpo do mandatário e seus companheiros mártires no trágico acidente aéreo — ocorrido no domingo na província iraniana noroeste do Azerbaijão Oriental — receberão uma homenagem póstuma na cidade noroeste de Tabriz às 9h30, hora local desta terça-feira. Eles serão escoltados da praça Shahada até a mesquita de Tabriz.

    Depois, os corpos serão levados para a cidade de Qom, perto de Teerã (a capital do Irã), onde serão homenageados no santuário sagrado de Hazrat Fatima Masume (P) e na mesquita sagrada de Jamkaran.

    No final da noite de terça-feira, os corpos serão transferidos para a mesquita de Teerã para a cerimônia de despedida. Na manhã de quarta-feira, o programa do funeral do mártir Raisi e seus companheiros inclui um percurso da Universidade de Teerã até a praça Azadi com a presença de convidados internacionais e delegações estrangeiras, e continuará com orações do Líder da Revolução Islâmica.

    O Irã dará o último adeus aos seus “mártires do serviço ao povo”.

    Na manhã de quinta-feira, em homenagem à memória do falecido mandatário, será realizado um ato na cidade de Birjand, na província de Khorasan do Sul. Após isso, o corpo de Raisi será sepultado na sexta-feira no santuário de Hazrat Reza (P) na cidade de Mashad, onde o aiatolá Khamenei conduzirá as orações pela alma do presidente.

    O Irã decretou cinco dias de luto nacional pelo martírio do presidente do país e de seus acompanhantes, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Hosein Amir Abdolahian. A República Islâmica, em meio ao luto, recebeu condolências de diferentes países, incluindo uma quarta parte do mundo que decretou dias de luto nacional.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: