Israel ataca Beirute após tentativa de trégua dos EUA
O exército israelense disse que estava atacando instalações do Hezbollah
247 - Israel atacou os subúrbios ao sul de Beirute com uma série de bombardeios aéreos poderosos na manhã desta sexta-feira (1), nos primeiros ataques desse tipo em dias, visando a densa área urbana, disseram testemunhas da Reuters.
O exército israelense disse que estava atacando instalações do Hezbollah, uma afirmação que foi repetida ao longo de dezenas de ataques ao longo de mais de um mês no bairro onde o partido que comanda a Resistência libanesa tem influência.
Os ataques ocorreram após uma nova, mas ainda infrutífera, tentativa de diplomacia liderada pelos EUA de obter um cessar-fogo em Gaza e no Líbano para pôr fim a mais de um ano de conflitos entre Israel e os grupos apoiados pelo Irã, Hamas e Hezbollah.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na quinta-feira (31), que Israel e o Líbano estavam caminhando para entendimentos sobre o que é necessário para implementar uma resolução da ONU há muito violada, a 1701, que seria a base para encerrar o conflito atual.
Mas o tempo está se esgotando para se chegar a uma resolução antes das eleições americanas em 5 de novembro, e autoridades e analistas libaneses estavam pessimistas após relatos de que o enviado americano Amos Hochstein não viajaria de Israel para Beirute, onde estava na quinta-feira.
O conflito no Líbano aumentou drasticamente nas últimas cinco semanas, com a maioria das 2.800 mortes relatadas pelo Ministério da Saúde libanês nos últimos 12 meses ocorrendo nesse período.
O primeiro-ministro do Líbano expressou esperança na quarta-feira de que um acordo de cessar-fogo com Israel seria anunciado dentro de alguns dias, já que a emissora pública israelense publicou o que disse ser um rascunho de acordo prevendo uma trégua inicial de 60 dias.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: