TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Israel controla saída da Faixa de Gaza e afeta brasileiros, afirma Vieira

    O chanceler também reiterou sua preocupação com os brasileiros retidos na zona de conflito, lembrando que vários outros países já tiveram seus cidadãos evacuados

    Mauro Vieira | Palestinos caminham em meio a destroços de prédios em Gaza destruídos por ataques de Israel 09/10/2023 (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil | REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (10) que Israel controla a lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, na fronteira do enclave com o Egito. Brasileiros e seus familiares seguem aguardando para deixar a região, com a passagem sendo fechada mesmo após receberem autorização do governo israelense para tal.

    "Israel, sim, tem uma palavra definitiva com relação a quem sai. Há militares de Israel em Gaza, e a abertura é feita do lado de Gaza com autorização e participação direta de Israel", disse Vieira durante coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília.

    O chanceler também reiterou sua preocupação com os brasileiros retidos na zona de conflito, lembrando que vários outros países já tiveram seus cidadãos evacuados. 

    "Meus contatos com os ministros do Exterior de Israel e do Egito são muito claros e objetivos, expusemos desde o início a nossa preocupação com os cidadãos brasileiros e tivemos o compromisso de que seríamos atendidos e que os brasileiros seriam permitidos a sair, tendo em conta de que até o momento vários outros países tiveram parte de seus cidadãos removidos de Gaza. Do Brasil, não saiu nenhum de Gaza, nenhum brasileiro, mas também porque é um grupo menor. Nem por isso deixamos de ter todo o empenho e continuar falando e negociando com os dois lados", complementou Vieira. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: