TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Israel diz ter como objetivo a destruição de armamento estratégico Sírio

    Segundo o governo israelense, o avanço relâmpago de um grupo díspar de forças rebeldes com raízes na ideologia islâmica da Al Qaeda apresenta riscos

    Fumaça perto de edifícios residenciais em uma foto tirada por um drone em Aleppo, Síria (Foto: REUTERS/Mahmoud Hasano)

    Reuters - Israel intensificará os ataques aéreos contra os depósitos sírios de armamentos avançados, disseram autoridades israelenses na segunda-feira, e manterá uma presença "limitada" de tropas no local, na esperança de evitar qualquer ameaça que possa surgir como consequência da derrubada do presidente Bashar al-Assad.

    Israel tem observado a agitação na Síria com um misto de esperança e preocupação, enquanto avalia as consequências de uma das mudanças estratégicas mais significativas no Oriente Médio em anos.

    Embora a queda de Assad tenha eliminado um bastião a partir do qual o inimigo de Israel, o Irã, exercia influência na região, o avanço relâmpago de um grupo díspar de forças rebeldes com raízes na ideologia islâmica da Al Qaeda apresenta riscos.

    O ministro da Defesa, Israel Katz, disse que os militares vão "destruir armas estratégicas pesadas em toda a Síria, incluindo mísseis terra-ar, sistemas de defesa aérea, mísseis superfície-superfície, mísseis de cruzeiro, foguetes de longo alcance e mísseis costeiros".

    Uma autoridade israelense sênior afirmou que os ataques aéreos persistirão nos próximos dias, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, disse que Israel não tem interesse em interferir nos assuntos internos da Síria e está preocupado apenas em defender seus cidadãos.

    "É por isso que atacamos sistemas de armas estratégicas como, por exemplo, armas químicas remanescentes ou mísseis e foguetes de longo alcance para que não caiam nas mãos de extremistas", disse Saar a repórteres em Jerusalém.

    Ainda se recuperando do ataque do grupo militante palestino Hamas em outubro de 2023, Israel também está procurando evitar qualquer ameaça futura de seu vizinho.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados