Israel promete melhorar rapidamente a situação humanitária na Faixa de Gaza
Israel tem sido repetidamente acusado de obstruir o fornecimento de ajuda humanitária ao território palestino
247 - Funcionários israelenses prometeram melhorar rapidamente a situação humanitária na Faixa de Gaza após Washington (EUA) alertar que poderia cessar o fornecimento de armas ao Estado judeu, informou o portal de notícias Axios, citando fontes. Israel tem sido repetidamente acusado de obstruir o fornecimento de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e de impor restrições severas ao transporte de bens humanitários.
O Estado judeu nega essas acusações, publicando relatórios segundo os quais mais de 900.000 toneladas de ajuda humanitária foram entregues ao enclave palestino em menos de um ano. Cerca de 43 mil palestinos morreram e 99 mil pessoas ficaram feridas desde outubro do ano passado, quando começaram os bombardeios israelenses.
Na terça-feira, a mídia israelense relatou que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, enviaram uma carta ao ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, e ao ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, ameaçando impor um embargo de armas a Israel caso a crise humanitária na Faixa de Gaza não seja resolvida em um mês.
"Recebemos a carta americana e ela foi examinada pelo estabelecimento de segurança. Israel leva a questão muito a sério e responderemos às preocupações levantadas por nossos colegas americanos na carta", disse um funcionário israelense, citado pelo portal de notícias na quarta-feira (com Sputnik).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: