Biden pede a Netanyahu que encerre o conflito em Gaza após apoiar assassinato do líder do Hamas
Cerca de 43 mil pessoas morreram e 99 mil ficaram feridas no território palestino
247 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que "siga em frente" e conclua um acordo de cessar-fogo para pôr fim ao conflito na Faixa de Gaza após a eliminação do líder do movimento palestino Hamas, Yahya Sinwar. Cerca de 43 mil pessoas morreram e 99 mil ficaram feridas vítimas dos bombardeios das forças militares israelenses desde outubro do ano passado, o que levou autoridades jurídicas da África do Sul a denunciar o governo do país asiático pelo crime de genocídio. Mas as ofensivas continuaram.
"E eu disse a ele [Netanyahu] que estávamos muito satisfeitos com suas ações e, além disso, que agora é o momento de seguir em frente — seguir em frente, caminhar em direção a um cessar-fogo em Gaza, garantir que sigamos em uma direção que nos permita melhorar as coisas para o mundo inteiro. É hora de esta guerra acabar e trazer esses reféns para casa", disse Biden na quinta-feira, conforme citado pela Casa Branca.
Além disso, o presidente afirmou que havia ordenado ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que visitasse Israel nos próximos dias. O presidente também mencionou que se sentia mais esperançoso em relação a um cessar-fogo e expressou esperança de que o conflito terminasse "muito em breve." Na quinta-feira (17), as Forças de Defesa de Israel (FDI) declararam oficialmente que Sinwar havia sido eliminado na Faixa de Gaza.
Em 7 de outubro de 2023, Israel foi alvo de um ataque de foguetes sem precedentes vindo da Faixa de Gaza. Além disso, combatentes do movimento palestino Hamas se infiltraram nas áreas de fronteira, abriram fogo contra militares e civis, e fizeram reféns.
As autoridades israelenses afirmam que cerca de 1.200 pessoas foram mortas durante o ataque. As FDI lançaram a Operação Espadas de Ferro na Faixa de Gaza e anunciaram um bloqueio completo do enclave (com informações da Agência Sputnik).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: