Japão detecta sinais de possível fissão nuclear em usina
Mas as autoridades e especialistas dizem que os volumes de emisses radioativas encontrados em Fukushima so to pequenos que no devem causar problemas
A Agência de Segurança Industrial e Nuclear (Nisa, na sigla em inglês) do Japão informou que foram detectados possíveis sinais de fissão nuclear em um dos reatores da usina Fukushima Daiichi, o que aumentaria o risco de emissões radioativas na central abalada pelo terremoto e tsunami em março. Mas as autoridades e especialistas disseram que os volumes encontrados são tão pequenos que não devem causar problemas.
Segundo a agência, foram encontradas pequenas quantidades de xenônio 133 e 135, ambos subprodutos de fissão nuclear, no reator. Nenhuma destas substâncias representa um risco à saúde pública. O xenônio 133 tem vida de cinco dias e o xenônio 135 dura somente nove horas, disse um porta-voz da Nisa. Ele afirmou que qualquer reação nuclear ocorreria apenas numa base localizada.
Um retorno da fissão nuclear seria um revés para a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co (Tepco), que espera deixar os reatores numa condição segura conhecida como parada fria até o fim do ano. A existência do xenônio pode indicar que uma reação nuclear ainda está ocorrendo dentro da unidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: