Jovem palestina é morta em acampamento de refugiados em Jenin
A morte de Shatha Sabbagh, de 20 anos, ocorre em meio ao aumento dos ataques israelense na Cisjordânia
247 - Shatha Sabbagh, uma estudante de jornalismo de de 20 anos, foi assassinada na manhã deste domingo (29) no acampamento de refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada.
As forças de segurança da Autoridade Palestina condenaram "com maior firmeza este crime perpetrado por criminosos".
A jovem foi alvejada na cabeça. A família, por sua vez também repudiou a ação das forças de segurança palestina, pois segundo parentes ela foi alvo de um "um atirador das forças de segurança da Autoridade Palestina". Eles destacaram que a estudante estava em "um bairro bem iluminado, longe dos combates", reforçando sua indignação.
A escalada de violência na região de Jenin tem se intensificado nas últimas semanas, com confrontos entre milicianos palestinos e as forças da Autoridade Palestina, lideradas pelo presidente Mahmoud Abbas. Desde 5 de dezembro, os conflitos resultaram em 11 mortes, incluindo cinco policiais e seis civis.
A morte de Shatha ocorre em meio ao aumento dos atques israelenses na Cisjordânia, agravada pela guerra na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023.
A tragédia também gerou apelos por justiça. O Sindicato dos Jornalistas Palestinos solicitou a criação de uma comissão de investigação independente para esclarecer as circunstâncias da morte da jovem, destacando a necessidade de responsabilização em um contexto de crescente instabilidade e violência no território.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: