Lavrov anuncia que Brics suspenderá novas admissões e se concentrará na integração dos recém-chegados
Decisão foi tomada pela maioria dos países do grupo
247 - "Por esmagadora maioria de votos, decidiu-se fazer uma pausa nas novas admissões para assimilar os países recém-chegados, que duplicaram a composição do grupo", declarou o ministro das Relações Exteriores da Rússia durante uma reunião com a chefe do Conselho de Belarus, Natalia Kochanova, realizada na terça-feira (25), em Minsk, capital bielorrussa.
O chefe da diplomacia russa apontou que "ao mesmo tempo, estamos trabalhando em categorias de países parceiros como etapas anteriores à plena adesão. Apoiaremos nossos amigos bielorrussos assim como outras nações com ideias semelhantes".
A Rússia assumiu a presidência de um ano de duração do BRICS em 1º de janeiro de 2024. A cúpula dos chanceleres do grupo BRICS foi realizada nos dias 10 e 11 de junho na cidade russa de Nizhni Novgorod.
Esta foi a primeira reunião ministerial após a expansão do BRICS em 2023, quando Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos se juntaram a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como membros plenos do BRICS.
Atualmente, os BRICS representam 45% da população do planeta, 30% do território mundial, 34,4% do PIB global e 18% do comércio internacional, de acordo com dados do próprio bloco.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: