TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Lavrov presidirá debates ministeriais no Conselho de Segurança da ONU em 16 e 17 de julho

    O programa de atividades do Conselho de Segurança da ONU sob a presidêcia russa será bastante intenso

    Sergey Lavrov (Foto: Valery Sharifulin/TASS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    TASS - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, presidirá debates ministeriais no Conselho de Segurança das Nações Unidas nos dias 16 e 17 de julho, informou a chancelaria russa.

    "Três grandes eventos estão planejados durante a presidência da Rússia no Conselho de Segurança da ONU. Debates abertos em nível ministerial sobre o tema da cooperação multilateral no interesse de formar uma ordem mundial mais justa, democrática e sustentável serão realizados em 16 de julho e debates abertos em nível ministerial sobre a situação no Oriente Médio serão realizados em 17 de julho. Esses dois eventos serão presididos pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov," disse o ministério.

    O terceiro evento - debate sobre a cooperação entre as Nações Unidas e a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) - ocorrerá em 19 de julho.

    "Em geral, o programa do Conselho de Segurança da ONU será bastante intenso", disse o ministério. "Serão organizadas reuniões sobre a situação no Haiti, na República Democrática do Congo, na África Ocidental e na região do Sahel, no Iêmen, em Chipre, na Colômbia, no Líbano e na Síria, bem como sobre a atividade do Centro Regional das Nações Unidas para Diplomacia Preventiva na Ásia Central.” 

    Segundo o ministério, a agenda também inclui uma reunião sobre a implementação da resolução 2720 do Conselho de Segurança da ONU sobre o mecanismo humanitário para a Faixa de Gaza, com a participação de Sigrid Kaag, Coordenadora Humanitária e de Reconstrução Sênior da ONU para Gaza.

    "Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e participante responsável da comunidade internacional, a Rússia fará o máximo para garantir o funcionamento tranquilo deste órgão. Tendo isso em mente, a Rússia direcionará seus esforços para encontrar um terreno comum com a devida consideração dos interesses de todas as partes envolvidas," disse o ministério.

    A Rússia assumiu a presidência do Conselho de Segurança da ONU nesta segunda-feira (1).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados