Lavrov quer que países do Brics desenvolvam instrumentos financeiros próprios
O Chanceler russo insiste no uso de moedas nacionais em contraposição ao dólar
TASS - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, defendeu nesta terça-feira o desenvolvimento de ferramentas financeiras próprias dos países do Brics e destacou que isto é motivo de preocupação das potências ocidentais. "Este trabalho - sabemos - está preocupando cada vez mais os Estados Unidos e seus aliados, que compreendem que se isto for bem sucedido, e conseguirmos desenvolver mecanismos financeiros independentes questionará seriamente os mecanismos de globalização que estão atualmente em funcionamento sob a liderança do Ocidente," disse Lavrov em uma reunião da comissão do Conselho Geral do partido Rússia Unida sobre cooperação internacional e apoio aos compatriotas no exterior.
Segundo o ministro, a Rússia está interessada em aumentar o papel dos países do Brics nos sistemas monetário, financeiro e comercial internacionais, desenvolvendo cooperação interbancária, expandindo o uso de moedas nacionais e criando sua própria bolsa de valores.
O principal diplomata russo observou que o Ocidente começou a "abusar descaradamente" dos mecanismos internacionais, utilizando-os para suprimir concorrentes e punir dissidentes.
A Rússia assumiu a presidência rotativa por um ano do Brics em 1º de janeiro de 2024. Durante o mandato de Moscou, o Brics realizará mais de 200 eventos abrangendo uma ampla gama de questões. O evento principal da presidência da Rússia será a cúpula do Brics em outubro de 2024 em Kazan, na Rússia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: