Líderes do Brics apoiam proposta de criar Bolsa de Grãos, diz declaração final
Líderes se comprometeram a minimizar as interrupções no comércio de produtos agrícolas, segundo a declaração final da cúpula em Kazan
247 - Os líderes do Brics apoiaram, nesta quarta-feira (23), a iniciativa da Rússia de estabelecer uma bolsa de grãos do Brics para garantir a resiliência das cadeias de suprimento de commodities e assegurar um comércio sem impedimentos, conforme a declaração final adotada na cúpula do Brics em Kazan, Rússia.
"Apoiamos a iniciativa da Rússia de estabelecer uma plataforma de negociação de grãos (commodities) dentro do BRICS (a Bolsa de Grãos do BRICS) e desenvolvê-la posteriormente, expandindo-a para outros setores agrícolas", afirmou a declaração conjunta dos líderes do Brics.
Os líderes se comprometeram a minimizar as interrupções no comércio de produtos agrícolas e fertilizantes para garantir um fluxo contínuo de alimentos e insumos essenciais para a produção agrícola. Afirmaram que essas commodities devem ser isentas de "medidas econômicas restritivas indevidas, inconsistentes com as regras da OMC", incluindo aquelas impostas a produtores, exportadores e empresas envolvidas no transporte internacional.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: