Líderes mundiais parabenizam presidente venezuelano Maduro pela reeleição
Confira as declarações de Bielorrússia, Nicarágua e China
(Sputnik) - Mensagens de parabéns de líderes mundiais chegaram nesta segunda-feira (29) após o presidente venezuelano Nicolás Maduro vencer um terceiro mandato na recente eleição presidencial.
"O povo do seu país apoiou assim o curso em direção à construção de um estado moderno e independente, no qual as pessoas podem determinar seu futuro de forma independente," disse o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko em uma mensagem.
Lukashenko elogiou o governo venezuelano por enfrentar um ambiente adverso para alcançar uma recuperação econômica progressiva e melhorar o padrão de vida na Venezuela. Ele disse que espera se encontrar com Maduro para conversas antes do final do ano.
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, parabenizou Maduro por sua "grande" vitória em uma declaração divulgada pelo site de notícias El 19.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã elogiou a nação latino-americana por realizar eleições presidenciais bem-sucedidas, apesar das sanções injustas dos EUA, e assegurou a Caracas o apoio e a solidariedade de Teerã.
"A eleição, realizada apesar de algumas ameaças e sanções opressivas e injustas impostas à Venezuela, e com a participação e presença do povo e a supervisão de centenas de observadores internacionais de diferentes países, instituições e organizações, prova que o processo democrático foi institucionalizado no país," disse o comunicado.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse que considera suas relações com a Venezuela amigáveis e estratégicas e está ansioso para fortalecer a cooperação.
"A China considera as relações com a Venezuela de grande importância. Juntamente com o lado venezuelano, está pronta para constantemente enriquecer o conteúdo da parceria estratégica de todos os climas com o país e trazer mais benefícios para as duas nações," disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, em uma coletiva de imprensa.
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou Maduro vencedor da eleição de domingo após o líder de 61 anos garantir 51,2% dos votos, com 80% das urnas apuradas. As pesquisas de boca de urna colocaram seu principal rival, Edmundo Gonzalez, com 44,2%. Maduro começará seu terceiro mandato em 10 de janeiro de 2025.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: