TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Lula conversa com novo primeiro-ministro britânico após diálogo com Biden sobre a Venezuela

    Presidente brasileiro deve abordar o tema das eleições na Venezuela em ligação com Keir Starmer, recém-eleito primeiro-ministro do Reino Unido

    Keir Starmer e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Lula conversa por telefone na manhã desta quarta-feira (31) com o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Esta foi a primeira troca de palavras entre os dois líderes desde a vitória de Starmer no início de julho. De acordo com reportagem do Metrópoles, o diálogo ocorre direto do Palácio da Alvorada, antes de Lula embarcar para uma viagem ao Pantanal, onde visitará cidades em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    A ligação deve ser acompanhada pelo chanceler Mauro Vieira, e tem como um dos temas principais a eleição na Venezuela, questão que Lula já havia discutido com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no dia anterior. Keir Starmer, conhecido como "Sir Keir" devido ao seu título de cavaleiro, é filiado ao Partido Trabalhista do Reino Unido e sua ascensão ao cargo de primeiro-ministro encerra uma sequência de cinco mandatos conservadores, sendo Rishi Sunak o último a ocupar o posto.

    Nesta terça-feira (30), o presidente Lula reiterou ao presidente norte-americano Joe Biden a posição do Brasil de que é essencial o acesso às atas de votação das eleições venezuelanas para que se aceite o resultado, de acordo com uma fonte a par da conversa entre os presidentes.

    Lula e Biden conversaram por cerca de 40 minutos, em um telefonema realizado a pedido do líder norte-americano.

    Em uma declaração divulgada na rede social X, Biden expressou seu apoio à proposta do presidente brasileiro. Biden e Lula concordaram sobre a necessidade de uma liberação imediata e transparente dos dados de votação pelas autoridades eleitorais venezuelanas, assegurando que essa medida é essencial para garantir a legitimidade do processo eleitoral.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados