Lula pede reformas urgentes na governança global em apelo à ONU
'As roupas de 1945 não nos cabem mais', afirmou o presidente, que fez um chamado global para Cúpula do Futuro, em Nova York
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira (12) um apelo por reformas na governança global. Em vídeo, Lula destacou que as estruturas internacionais estabelecidas em 1945 não refletem mais as realidades contemporâneas e precisam ser modernizadas. Ao citar a necessidade de reformar tanto o Conselho de Segurança das Nações Unidas quanto instituições financeiras como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), Lula enfatizou que é essencial ampliar a representação dos países em desenvolvimento e fortalecer a capacidade de ação global, especialmente no combate às mudanças climáticas e na luta contra a fome.
"Assim como acontece com qualquer criança que cresçe e amadurece, as roupas que vestimos em 1945 já não nos cabem mais. Há mais de 20 anos temos falado da reforma da governança global. Estamos correndo em círculos, chegou a hora de agir. O Brasil está dando novo impulso à reforma da governança global na sua presidência do G20, mas esse debate também precisa ser travado na ONU, o fórum mais inclusivo de todos. Gostaríamos que todos fossem à Cúpula do Futuro com a ambição de promover reformas efetivas. O Conselho de Segurança precisa ampliar sua composição nas duas categorias de membros, permanentes e não-permanentes. O cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável requer que o Banco Mundial e o FMI atendam melhor às necessidades do Sul Global, e isso só ocorrerá se os países em desenvolvimento tiverem maior espaço nesses organismos", disse Lula em chamado para a Cúpula do Futuro, em Nova York, EUA.
Lula pediu órgãos com autoridade para enfrentar a mudança climática e convidou todos os países da ONU para juntar-se à Aliança Global Contra a Fome.
A Cúpula do Futuro reunirá chefes de Estado e governo dos 193 Estados-membros da ONU, a juventude e representantes da sociedade civil, pesquisadores e o setor privado na sede das Nações Unidas em Nova York, entre os dias 20 e 23 de setembro de 2024.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: