Lula presta solidariedade a Sánchez após ameaça de renúncia e destaca seu papel em defesa da democracia mundial
Sánchez diz que vai refletir se renunciará ao cargo após uma denúncia que a própria extrema-direita reconhece que pode ser falsa
247 - Após o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciar nesta quarta-feira (23) que está pensando em renunciar devido aos ataques que ele e sua esposa enfrentaram nas últimas semanas, o presidente Lula emitiu um comunicado em suas redes prestando apoio ao líder espanhol.
"Conversei hoje com Pedro Sánchez para prestar solidariedade a sua liderança e papel por uma Espanha democrática e cada vez mais justa, próspera e humana. Sua força e papel são importantes para o seu país, para a Europa e para o mundo", escreveu o presidente, em sua rede social.
Sanchez cancelou todas as suas agendas públicas e disse que na segunda-feira faria uma declaração sobre seguir ou não no cargo. Um tribunal espanhol anunciou a abertura de um inquérito de uma queixa criminal apresentada por um grupo de extrema-direita, o “Mãos Limpas”, especialista em ações do tipo contra líderes progressistas. O alvo: a esposa de Sanchez, Begona Gomez, acusada de cometer suposto tráfico de influência em conexão com negócios enquanto trabalhava para uma universidade.
O primeiro-ministro espanhol acrescenta que estas acusações falsas saíram de sites ligados à direita e à extrema-direita e foram alimentadas pelo Partido Popular e pelo Vox.
De acordo com informações publicadas no El País Espanha, a própria organização reclamante, o “Mãos Limpas”, já admitiu que a denúncia pode estar baseada em notícias falsas, como Sanchez vem afirmando em seus discursos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: