Lula promete "relação de respeito" com Trump e cobra reciprocidade
Presidente vinha criticando o republicano, eleito presidente dos EUA
247 - Após criticar abertamente o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, o presidente Lula afirmou que manterá relações respeitosas com o futuro comandante da maior economia do mundo. Lula apoiou Kamala Harris na disputa pela Casa Branca, mas a democrata saiu derrotada.
“Eu terei com o presidente Trump uma relação de respeito como chefe do Estado brasileiro. E espero que ele tenha uma relação de respeito com o Brasil como chefe do Estado americano”, disse Lula à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, em entrevista que foi ao ar nesta sexta-feira (8).
A eleição presidencial foi realizada nos EUA em 5 de novembro. O candidato republicano Trump, que foi presidente dos EUA de 2017 a 2021, foi declarado vencedor por todos os principais veículos e redes de projeção eleitoral. A candidata democrata Kamala Harris reconheceu a derrota em um discurso aos apoiadores.
O Colégio Eleitoral votará de acordo com a vontade dos eleitores em 17 de dezembro, e o novo Congresso aprovará os resultados da votação em 6 de janeiro. A posse presidencial ocorrerá em 20 de janeiro.
Trump se tornou o primeiro presidente dos EUA desde o século 19 a ser eleito para mandatos não consecutivos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: