TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Macron chega hoje ao Brasil em visita oficial e se encontra com Lula num barco na Baía de Guajará, em frente a Belém do Pará

    O presidente da França, Emmanuel Macron, chega nesta terça-feira (26) ao Brasil para uma visita oficial durante a qual vai tratar de questões bilaterais e internacionais

    Presidente francês, Emmanuel Macron (Foto: REUTERS/Eva Korinkova)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A visita começa pela  cidade de Belém, que em 2025 acolhe a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), sendo recebido por Lula da Silva. 

    Os presidentes do Brasil e de França vão reunir-se nesta terça-feira numa embarcação na Baía do Guajará, numa viagem que Lula da Silva aproveitará para explicar a Macron “a complexidade da realidade” da Amazônia, informa o Itamaraty. Além de ser “uma grande floresta” a Amazônia é “o lugar onde vive uma enorme população” de 25 milhões de pessoas que deve ter acesso a “uma vida digna, com pleno respeito pela biodiversidade”.

    Lula da Silva e Macron seguirão até à ilha de Combu, onde conhecerão alguns projetos de desenvolvimento sustentável do cacau liderados pelas próprias comunidades locais, e encontrar-se-ão com lideranças indígenas.

    O presidente francês viaja um dia depois para o Rio de Janeiro, acompanhado de Lula, até um complexo naval localizado no município de Itaguaí, para visitar um extenso programa de construção de submarinos realizado através de uma parceria entre o Brasil e a França.

    Macron segue depois para São Paulo, onde participará num evento de negócios, e na quinta-feira, dia 28, terá uma outra reunião de trabalho em Brasília com Lula.

    Na agenda da visita de Macron, além de questões bilaterais e internacionais, consta também o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul (bloco que o Brasil integra juntamente com a Argentina, Uruguai e o Paraguai).

    Os dois presidentes conversarão também sobre os conflitos internacionais, destacadamente a guerra na Ucrânia.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: