Mahmoud Abbas e Príncipe Herdeiro Saudita discutem agressão israelense em Gaza e situação geral na Palestina
Presidente palestino valorizou posições do reino saudita contra o genocídio
247 - O Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, e o Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, discutiram nesta segunda-feira (29), os últimos acontecimentos na arena Palestina, especialmente a contínua agressão israelense contra a Faixa de Gaza, informa a agência de notícias WAFA.
Durante a reunião na capital saudita, Riad, o Presidente Abbas informou ao Príncipe Herdeiro Saudita sobre os esforços feitos para encerrar a guerra de genocídio e trazer ajuda humanitária e médica à Faixa de Gaza.
Ele renovou a rejeição categórica da Palestina ao deslocamento de qualquer palestino, seja da Faixa de Gaza ou da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, alertando sobre o perigo de uma invasão terrestre israelense em Rafah, que levaria a uma catástrofe insondável contra o povo palestino.
O Presidente também discutiu a perigosa escalada israelense na Cisjordânia, incluindo Jerusalém. Ele apontou para a contínua invasão de cidades palestinas, vilas e campos de refugiados pelas forças de ocupação; além dos assassinatos, ações terroristas contra civis inocentes e destruição de suas propriedades, bem como os contínuos crimes e ataques de colonos terroristas às santidades islâmicas e cristãs, especialmente na cidade de Jerusalém.
Ele também reiterou os esforços da Palestina para obter a plena adesão às Nações Unidas e a necessidade de obter mais reconhecimento do Estado da Palestina por países que ainda não o reconheceram.
O Presidente Abbas enfatizou a importância de retomar o financiamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) que fornece ajuda e assistência a cerca de 6,4 milhões de refugiados, incluindo dois milhões de refugiados na Faixa de Gaza que estão sujeitos a contínua agressão israelense.
O Presidente abordou as difíceis condições econômicas e financeiras que a Palestina enfrenta como resultado da contínua retenção dos fundos palestinos pelo governo israelense.
Ele agradeceu ao Príncipe Herdeiro Saudita por convidá-lo a participar da reunião especial do Fórum Econômico Mundial realizada pela Arábia Saudita, parabenizando-o pela realização dessa conferência bem-sucedida.
Abbas expressou seu grande apreço à Arábia Saudita por suas posições firmes em apoio aos direitos do povo palestino, principalmente o estabelecimento de seu Estado independente com Jerusalém Oriental como sua capital e seus esforços para apoiar a causa palestina em todos os fóruns internacionais.
Os dois líderes discutiram as relações palestino-sauditas e formas de fortalecê-las em diversos campos, concordando em continuar a coordenação em todos os níveis.
Por sua vez, o Príncipe Herdeiro Saudita renovou as posições do Reino em apoiar o povo palestino até que alcancem seus direitos legítimos de estabelecer um estado palestino independente e soberano nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital.
Ele enfatizou que o Reino saudita continuará seus esforços incansáveis para alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza e acelerar a entrada de ajuda humanitária e de socorro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: