HOME > Mundo

México se junta ao processo contra Israel por genocídio perante o Tribunal Internacional

No documento enviado ao Tribunal, o México alertou que a decisão de Israel de impedir a entrada de ajuda humanitária em Gaza constitui uma ação genocida

Tribunal Internacional de Justiça (Foto: PIROSCHKA VAN DE WOUW/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O México solicitou se juntar à demanda aberta pela África do Sul contra Israel perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), que acusa o regime ocupante israelense de cometer genocídio em Gaza, informa o canal HispanTV.

“Em 24 de maio de 2024, o México, invocando o artigo 63 do Estatuto do [Tribunal Internacional de Justiça], apresentou à secretaria do tribunal uma declaração de intervenção no caso relativo à ‘Aplicação da Convenção para a Prevenção e a Punição do Crime de Genocídio na Faixa de Gaza'”, diz um comunicado divulgado na terça-feira (28) pelo mais alto tribunal das Nações Unidas. 

No documento enviado ao TIJ, com sede em Haia, o México alertou que a decisão de Israel de impedir a entrada de ajuda humanitária em Gaza constitui uma ação genocida, porque causa fome e mortes por fome como arma de guerra. 

O país asteca também denunciou, no documento, a destruição deliberada do patrimônio cultural palestino em Gaza nos bombardeios sistemáticos de Israel contra a Faixa desde Outubro passado e indicou que esta pode ser uma tentativa de despojar a população palestina da sua “identidade cultural”. e lançar uma “limpeza cultural”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: