TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Milhões de pessoas são evacuadas após tufão atingir Kyushu, no Japão

    O tufão Shanshan é o mais recente sistema climático severo a atingir o Japão, depois do tufão Ampil, que também causou evacuações no início do mês

    Tufão atinge o Japão (Foto: KYODO/REUTERS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Reuters - Milhões de pessoas foram orientadas a deixar suas casas enquanto o tufão Shanshan castigava o sudoeste do Japão com ventos fortes e chuva pesada nesta quinta-feira (29), interrompendo o fornecimento de energia, atrapalhando o tráfego aéreo e forçando o fechamento de grandes fábricas.

    Pelo menos três pessoas morreram até agora e dezenas ficaram feridas no que as autoridades alertaram que pode ser uma das tempestades mais fortes a atingir a região.

    O tufão, com rajadas de até 50 metros por segundo (180 km por hora/112 mph), estava perto da cidade de Unzen, na província de Nagasaki, às 13h45 (04h45 GMT), movendo-se para o norte a cerca de 15 km por hora, de acordo com a agência meteorológica.

    Cerca de 230.000 residências em sete municípios ficaram sem energia à tarde, de acordo com a Kyushu Electric Power Co. A concessionária disse anteriormente que não houve impacto em sua Usina Nuclear de Sendai, na cidade de Satsumasendai, onde a tempestade atingiu o solo mais cedo na quinta-feira.

    O secretário-chefe do gabinete, Yoshimasa Hayashi, disse em uma entrevista coletiva que três pessoas morreram e uma está desaparecida em incidentes relacionados ao tufão, enquanto a agência de gerenciamento de desastres disse que 45 ficaram feridas.

    Depois de pairar sobre Kyushu pelos próximos dias, a tempestade deve se aproximar das regiões central e leste, incluindo a capital Tóquio, por volta do fim de semana, disse a agência meteorológica.

    Mais de 5,2 milhões de pessoas receberam avisos de evacuação em todo o país, disseram as autoridades.

    Madoka Kubo, que administra um hotel na cidade histórica de Hitoyoshi, na província de Kumamoto, disse à Reuters que todas as reservas foram canceladas e que seu hotel agora estava sendo usado para abrigar idosos que foram evacuados de áreas próximas.

    Companhias aéreas, incluindo ANA Holdings (9202.T), abre uma nova abae Japan Airlines (9201.T), abre uma nova aba, já anunciaram cancelamentos de quase 800 voos. Serviços de trem foram suspensos em muitas áreas de Kyushu, enquanto centenas de serviços de ônibus e balsas também foram interrompidos, de acordo com o ministério dos transportes.

    O tufão Shanshan é o mais recente sistema climático severo a atingir o Japão, depois do tufão Ampil, que também causou apagões e evacuações no início deste mês.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados