Militares chineses condenam ajuda militar dos EUA a Taiwan
A ajuda militar dos EUA a Taiwan viola gravemente o princípio de “uma só China”
Prensa Latina - O Ministério da Defesa Nacional chinês condenou nesta quarta-feira(9), a recente aprovação de um pacote de assistência militar dos Estados Unidos a Taiwan, avaliado em 567 milhões de dólares.
O porta-voz militar Wu Qian sublinhou que as ações de Washington enviam um sinal errado às forças separatistas que procuram a independência da ilha.
Além disso, acusou os Estados Unidos de “alimentar tensões” e empurrar Taiwan para um perigoso cenário de conflito.
Durante uma coletiva de imprensa, o porta-voz afirmou que esta medida viola gravemente o princípio de “uma só China” e os três comunicados conjuntos entre Pequim e Washington, o que representa uma grave ameaça à estabilidade.
Wu instou o país norte-americano a abandonar o seu duplo discurso sobre esta questão e a cessar as suas ações militares na região para evitar maiores danos nas relações entre as forças armadas de ambos os países.
Sublinhou que o Exército de Libertação Popular está preparado para combater qualquer atividade separatista ou intervenção externa e reafirmou o compromisso de defender a soberania e a integridade territorial do gigante asiático.
Salientou também que, independentemente da quantidade de armas fornecidas, a determinação da China em opor-se ao separatismo em Taiwan e defender a sua soberania e integridade territorial permanece inabalável.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: