Ministros das Relações Exteriores da Comunidade de Estados Independentes adotam declaração sobre segurança na Eurásia
Países do entorno da Rússia pedem arquitetura de segurança igualitária e indivisível na Eurásia
TASS - Os ministros das Relações Exteriores da CEI (Comunidade de Estados Independentes), formada por países que fizeram parte da antiga União Soviética, adotaram em uma reunião em Moscou uma declaração sobre os princípios de cooperação para garantir a segurança na Eurásia, na qual apontam a importância de preservar o sistema de direito internacional na Eurásia, informa o serviço de imprensa do Comitê Executivo da CEI.
"A declaração diz que, para garantir a estabilidade na Eurásia, os países da CEI percebem a importância de preservar e proteger o sistema de direito internacional, com base na Carta da ONU, a inadmissibilidade nas relações internacionais de impor regras, padrões e normas, desenvolvidos independentemente da participação igualitária de todos os países envolvidos, e são a favor de aumentar o papel da CEI neste processo", disse o serviço de imprensa.
"O documento afirma o chamado para a consolidação da comunidade internacional na busca por respostas coletivas aos desafios e ameaças globais e regionais à segurança, que devem ser baseadas em medidas políticas e diplomáticas para reduzir o potencial de conflito, eliminando as causas fundamentais das contradições interestatais", declarou o Comitê Executivo da CEI. "Os estados-membros da CEI são a favor de adaptar a arquitetura eurasiana de interação no campo da segurança, economia, cultura e outras esferas às realidades multipolares."
A declaração reafirma a prontidão dos países da comunidade "para fazer uma contribuição prática para a criação de uma arquitetura de segurança igualitária e indivisível na Eurásia, estabilização sustentável e de longo prazo da situação militar e política, bem como a resolução de conflitos regionais existentes e a prevenção de novos".
Os ministros das relações exteriores da CEI "condenaram veementemente quaisquer tentativas de diktat forçado visando, entre outras coisas, minar a integração e a cooperação equitativa na Eurásia. Os ministros das relações exteriores da organização pediram por esforços "por um equilíbrio de interesses e busca por soluções de compromisso para prevenir conflitos e manter a estabilidade na região."
Os ministros das relações exteriores da CEI também falaram a favor da cooperação entre associações de integração na Eurásia. Os participantes da reunião enfatizaram a necessidade de abandonar a politização na luta contra o terrorismo e a inadmissibilidade de enfraquecer o sistema legal internacional de controle de drogas.
A reunião do Conselho Ministerial da CEI foi realizada em Moscou na véspera da cúpula dos líderes da comunidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: