Modi é reeleito por unanimidade como primeiro-ministro da Índia
Primeiro-ministro indiano iniciará terceiro mandato
Reuters - Narendra Modi, da Índia, foi formalmente eleito nesta sexta-feira (7) pelos parlamentares de sua Aliança Democrática Nacional (NDA, na sigla em inglês) para ser primeiro-ministro por um histórico terceiro mandato consecutivo, à medida que a nação mais populosa do mundo retorna ao governo por coalizão.
Modi formará um novo governo e tomará posse no domingo às noite.
É a primeira vez em uma década que o partido de Modi, o Bharatiya Janata Party (BJP), precisa do apoio de partidos regionais para formar o governo. O partido, que tinha uma confortável maioria nos dois mandatos anteriores, garantiu apenas 240 assentos na câmara baixa do parlamento, muito aquém dos 272 necessários para governar sozinho.
A NDA ganhou 293 assentos no Lok Sabha de 543 membros, e a aliança INDIA, liderada pelo partido centrista Congresso de Rahul Gandhi, ganhou mais de 230, superando as previsões.
Parlamentares do BJP e seus aliados, incluindo o Telugu Desam Party (TDP) e o Janata Dal (United), votaram por unanimidade para que Modi se tornasse o líder na primeira reunião da aliança após a contagem dos votos e a declaração dos resultados em 4 de junho.
O nome de Modi foi proposto pelo ministro da Defesa cessante Rajnath Singh, apoiado e endossado por outros ministros e líderes de partidos da aliança.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: