Mulheres e indígenas serão maioria no Senado da Bolívia
Além da volta da esquerda ao poder, país andino terá um novo parlamento com mais representação feminina e de povos originários. Mulheres também são maioria entre indígenas eleitos
Revista Fórum - A eleição na Bolívia, no dia 18 de outubro, não marcou apenas o retorno ao poder do projeto progressista do MAS (Movimento Ao Socialismo), com a vitória de Luis Arce, como também trouxe uma grande novidade nos resultados legislativos. Isso porque o novo Senado do país será composto por uma maioria de mulheres, pela primeira vez na história.
A partir do dia 8 de novembro, elas ocuparão 20 das 36 cadeiras da câmara alta da Bolívia. Será a primeira vez na história do país em que elas serão a maioria nessa instância.
Antes que alguém pense em atribuir essa maior representatividade a uma hipotética mudança no país provocada pelo governo tampão da ditadora Jeanine Áñez – imposta no poder pelas Forças Armadas após o golpe de Estado de novembro de 2019 –, vale ressaltar que 10 dessas 20 mulheres foram eleitas pelo MAS.
Continue lendo na Fórum.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: