TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Mulheres e menores de idade palestinos serão trocados por reféns israelenses

      Israel concordou com uma trégua de quatro dias, a entrada de ajuda humanitária em Gaza e a libertação de 150 prisioneiros políticos palestinos

      (Foto: Reuters)

      247 - Dezenas de mulheres e adolescentes palestinos mantidos como prisioneiros políticos pelo regime de Israel por períodos que vão de alguns meses a vários anos vão conquistar a liberdade com o acordo desta quarta-feira (22) para a libertação de 50 reféns israelenses mantidos em Gaza pelo grupo militante Hamas, informou a agência Reuters. 

      Abraços entusiasmados são esperados quando famílias palestinas se reunirem e cumprimentarem os prisioneiros políticos no seu regresso já na quinta-feira. A maioria deles voltará para suas casas na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém.

      O acordo mediado pelo Catar foi o primeiro sinal concreto de qualquer suspensão do massacre na Faixa de Gaza, que começou em 7 de outubro após um ataque atribuído ao Hamas, cujos militantes capturaram cerca de 240 israelenses e estrangeiros como reféns.

      Israel concordou com uma trégua de quatro dias, a entrada de ajuda humanitária em Gaza e a libertação de 150 prisioneiros políticos palestinos em troca dos reféns. Os palestinos são todos menores de idade ou mulheres.

      Outros 150 prisioneiros palestinos poderão ser libertados em troca de outros 50 reféns nos próximos dias, disse uma autoridade palestina.

      “A libertação de vários dos nossos prisioneiros durante a guerra é algo muito importante”, disse Qadura Fares, chefe da Comissão para os Assuntos dos Prisioneiros da Autoridade Palestina.

      “Este acordo pode ser um começo para mudar a atmosfera geral desta guerra”, disse. 

      Ainda não estava claro exatamente quem seria libertado. Israel publicou uma lista de 300 nomes, para acomodar potenciais objeções a certos indivíduos, assim como a possibilidade de a troca poder crescer para além da sua escala original.

      Para Fares, o principal significado do acordo é ser um passo para o encerramento mais amplo das hostilidades.

      "A resistência não chamou isso de acordo de troca, mas é um acordo de trégua e cessar-fogo", disse ele.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: