HOME > Mundo

Negociações tributárias globais devem ser conduzidas na OCDE, não na ONU, diz Yellen

Transferir as negociações para a ONU traria muito mais países para o processo

Janet Yellen (Foto: Reuters/Shawn Thew/Pool)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse nesta sexta-feira que se opõe à transferência das negociações de um acordo tributário global da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico para as Nações Unidas, contrariando o desejo de alguns países em desenvolvimento e grupos sem fins lucrativos.

Yellen disse à Reuters, às margens de uma reunião dos líderes financeiros dos países do G20 20 no Brasil, que acredita que a OCDE, que conduziu as negociações sobre um acordo de impostos corporativos nos últimos três anos, está mais bem posicionada para lidar com essas negociações.

"Não queremos que isso seja transferido para a ONU", disse Yellen no Rio de Janeiro. A OCDE "é uma organização baseada em consenso. Fizemos um enorme progresso, e a ONU não tem o conhecimento técnico para fazer isso".

Transferir as negociações para a ONU traria muito mais países para o processo e sua estrutura de voto majoritário não é adequada para negociações tributárias complexas em que todos os países precisam concordar com os termos, disse Yellen.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados