'Netanyahu não quer cessar-fogo. Ele procura guerra', diz o primeiro-ministro libanês
Israel e o movimento xiita Hezbollah, baseado no Líbano, têm trocado foguetes e ataques aéreos
Agência Sputnik - O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, afirmou nesta quarta-feira que, em vez de aceitar o acordo de cessar-fogo de 21 dias que está em pauta, Israel está buscando uma guerra no Líbano.
"Por que Israel não está aceitando um cessar-fogo hoje? Eles estão procurando uma guerra. Nós estamos buscando uma solução diplomática que seja vantajosa para todas as partes", disse Mikati durante uma discussão virtual promovida pela American Task Force on Lebanon.
O primeiro-ministro também afirmou que a opção de guerra seria uma "perda para ambos os lados", tanto Israel quanto o Líbano.
Mikati destacou que uma possível solução diplomática deve envolver a plena implementação da Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, de 2006, que encerrou a Guerra do Líbano de 2006.
"Temos que implementar a 1701 plenamente e imediatamente", disse Mikati. "[A resolução] deve ser implementada e respeitada por todas as partes imediatamente, e, como libaneses, concordamos em fazê-lo."
Israel e o movimento xiita Hezbollah, baseado no Líbano, têm trocado foguetes e ataques aéreos. Israel enviou tropas para além da fronteira com o Líbano, e os confrontos em solo começaram mais cedo nesta quarta-feira.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: