HOME > Mundo

Obama elogia Biden após anúncio de desistência, mas não declara apoio a Kamala Harris

Ex-presidente defendeu processo aberto de escolha de uma nova candidatura do Partido Democrata

Barack Obama (Foto: PHIL NOBLE / REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em um comunicado nas redes sociais, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou o presidente Joe Biden após o anúncio de sua desistência de concorrer à reeleição. A declaração de Obama destacou a profunda admiração e respeito pelo líder americano, ressaltando seu impacto significativo no país e seu compromisso inabalável com o serviço público.

Obama começou relembrando o início de sua própria jornada presidencial, quando escolheu Biden como vice-presidente devido à sua notável carreira no serviço público. “Dezesseis anos atrás, quando comecei a busca por um vice-presidente, eu já conhecia a notável carreira de Joe no serviço público. Mas o que passei a admirar ainda mais foi seu caráter – sua profunda empatia, resiliência conquistada com muito esforço, sua decência fundamental e a crença de que todos têm importância,” disse Obama.

O ex-presidente destacou várias realizações de Biden durante seu mandato, incluindo o fim da pandemia, a criação de milhões de empregos, a redução dos custos dos medicamentos prescritos, a aprovação de importantes legislações de segurança de armas e o maior investimento histórico para combater as mudanças climáticas. Obama também enfatizou a restauração da posição dos Estados Unidos no cenário global, a revitalização da OTAN e a mobilização contra a agressão russa na Ucrânia.

“Desde que assumiu o cargo, o presidente Biden demonstrou repetidamente seu caráter. Ele ajudou a acabar com a pandemia, criou milhões de empregos, reduziu o custo dos medicamentos prescritos, aprovou a primeira grande legislação de segurança de armas em 30 anos, fez o maior investimento da história para combater as mudanças climáticas e lutou para garantir os direitos dos trabalhadores de se organizarem por salários e benefícios justos,” afirmou Obama.

O elogio de Obama também se estendeu à capacidade de Biden de unir a nação e afastá-la do caos e divisão que marcaram a administração anterior de Donald Trump. “Através de suas políticas e seu exemplo, Joe nos lembrou de quem somos em nosso melhor – um país comprometido com valores tradicionais como confiança e honestidade, bondade e trabalho duro; um país que acredita na democracia, no estado de direito e na responsabilidade,” destacou.

Em relação à decisão de Biden de não buscar a reeleição, Obama reconheceu a dificuldade dessa escolha e louvou a coragem de seu amigo. “Para ele, olhar para o cenário político e decidir passar o bastão para um novo candidato é certamente uma das decisões mais difíceis de sua vida. Mas sei que ele não tomaria essa decisão a menos que acreditasse que é o melhor para os Estados Unidos. Isso é um testemunho do amor de Joe Biden por seu país – e um exemplo histórico de um verdadeiro servidor público colocando mais uma vez os interesses do povo americano acima dos seus próprios,” declarou Obama.

Navegando por águas desconhecidas

Por fim, Obama expressou confiança no futuro do Partido Democrata e no processo de escolha de um novo candidato para a próxima eleição. Ele reafirmou a visão de Biden de uma América próspera e unida e agradeceu a Joe e Jill Biden por sua liderança corajosa.

“Estaremos navegando por águas desconhecidas nos próximos dias. Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual emergirá um candidato excepcional. Acredito que a visão de Joe Biden de uma América generosa, próspera e unida, que proporciona oportunidade para todos, estará em plena exibição na Convenção Democrática em agosto,” concluiu Obama. Confira:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados