TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Obama reconhece sucesso de Lula contra a pobreza, mas quer outra geração de brasileiros no poder

    Figura decisiva na eleição de Joe Biden, o ex-presidente Barack Obama concedeu nova entrevista em que voltou a atacar o ex-presidente Lula por “corrupção”, mesmo reconhecendo seu sucesso na luta contra a desigualdade

    Lula e Obama (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama voltou a fazer críticas ao ex-presidente Lula, numa entrevista concedida à Folha de S.Paulo por conta do lançamento mundial de seu livro, “Uma Terra Prometida”, que ocorreu nesta terça-feira (17).

    Obama afirma que suas impressões sobre o ex-presidente brasileiro têm como base o período anterior aos processos contra Lula. "Minhas interações com Lula aconteceram na maioria anos antes de seus problemas com a Justiça, de modo que minhas recordações dele são moldadas pelo tempo em que ele era uma presença dominante na política brasileira e uma figura influente no palco mundial", disse.

    “O que ficou claro para mim era que ele e Dilma simbolizavam algo importante para muitos brasileiros —a ideia de que eles estavam representados nos mais altos níveis do governo e que o governo seguia políticas que beneficiavam as massas maiores de pessoas. Não há como negar o dom que Lula possuía de se conectar com as pessoas e o progresso que foi feito nesse período para tirar pessoas da pobreza", prosseguiu.

    "Mas, como escrevi, sempre havia rumores girando em torno dele sobre clientelismo, e está claro que o Brasil ainda tem problemas profundos com a corrupção sistêmica. Minha esperança é que o trauma político recente possa levar a um tipo diferente de política e que uma nova geração de brasileiros possa liderar nesse caminho", completou.

    Na mesma entrevista, Obama também discorre sobre diferentes assuntos da vida política dos Estados Unidos, os conflitos raciais e sociais e as recentes eleições presidenciais.

    Certa vez, em uma reunião dos Brics em 2009, quando Lula estava no auge da popularidade e seu governo era um sucesso mundial, o ex-presidente dos EUA disse que Lula era "o cara". Em seu livro, Obama descreve Lula de maneira bem diferente daquela ocasião.

    A crítica já havia sido reforçada em entrevista ao jornalista Pedro Bial, da TV Globo.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: