TV 247 logo
HOME > Mundo

‘Ocidente invadiu Líbia porque Kadhafi queria criar os Estados Unidos da África’

O primo de Muammar Kadhafi, Ahmed Khaddafi Al-Dam, explicou as razões que provocaram a invasão da Líbia pelos países ocidentais; segundo ele, uma dos motivos foi a tentativa do líder líbio para criar uma moeda única africana e unir o continente tornando-o em uma espécie de "Estados Unidos da África"; "O Ocidente acreditava que esse governo iria fechar o acesso às riquezas africanas, o que contraria os interesses dos países ocidentais. Eles viram Muammar Khaddafi como uma ameaça, já que ele chefiava essa união africana", disse

O primo de Muammar Kadhafi, Ahmed Khaddafi Al-Dam, explicou as razões que provocaram a invasão da Líbia pelos países ocidentais; segundo ele, uma dos motivos foi a tentativa do líder líbio para criar uma moeda única africana e unir o continente tornando-o em uma espécie de "Estados Unidos da África"; "O Ocidente acreditava que esse governo iria fechar o acesso às riquezas africanas, o que contraria os interesses dos países ocidentais. Eles viram Muammar Khaddafi como uma ameaça, já que ele chefiava essa união africana", disse (Foto: Leonardo Lucena)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Da Agência Sputnik - O primo de Muammar Kadhafi, Ahmed Khaddafi Al-Dam, explicou as razões que provocaram a invasão da Líbia pelos países ocidentais.

Segundo ele, uma das razões foi a tentativa do líder líbio para criar uma moeda única africana e unir o continente tornando-o em uma espécie de "Estados Unidos da África".

"O Ocidente acreditava que esse governo iria fechar o acesso às riquezas africanas, o que contraria os interesses dos países ocidentais. Eles viram Muammar Khaddafi como uma ameaça, já que ele chefiava essa união africana", disse o primo do ex-líder líbio durante uma entrevista com o canal televisivo RT. "Nós responsabilizamos completamente os estados ocidentais pelo que aconteceu na Líbia", destacou Ahmed Kadhafi Al-Dam.

Ele fez lembrar que os líderes ocidentais, incluindo o presidente norte-americano Barack Obama, reconheceram a derrubada do regime na Líbia como o seu maior erro. Ele também exigiu a realização de uma investigação a nível da ONU aos acontecimentos de 2011.

"Já que esses países agora fazem semelhantes declarações, nós exigimos que eles peçam desculpa perante todo o povo líbio por terem destruído o nosso país", disse o primo de Kadhafi.

O líder líbio foi morto em 20 de outubro de 2011 pelos rebeldes apoiados pela OTAN. A guerra civil que se iniciou no momento de sua morte continua há já cinco anos e causou a morte de mais de 230 mil pessoas, segundo os dados da ONU.


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: