OMS pede que Israel abandone ataque a Rafah “em nome da humanidade”
Adhanom Ghebreyesus pediu a Israel que abandonasse um ataque a Rafah, no sul da Faixa de Gaza, “em nome da humanidade”
247 - Neste sábado (16), o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu a Israel que abandonasse um ataque a Rafah, no sul da Faixa de Gaza, “em nome da humanidade”.
“Estou seriamente preocupado com os relatos de um plano israelense para lançar um ataque terrestre em Rafah. Uma nova escalada de violência nessa área densamente povoada levaria a ainda mais mortes e sofrimento”, escreveu o chefe da OMS no X (antigo twitter).
“Em nome da humanidade, pedimos a Israel que não vá em frente e que, em vez disso, trabalhe pela paz”, acrescentou Tedros Adhanom.
Saiba mais - Uma em cada três crianças com menos de dois anos no norte de Gaza sofre de grave desnutrição e a fome é iminente, disse neste sábado a principal agência da ONU que opera no enclave palestino.
“A subnutrição infantil está se espalhando rapidamente e está prestes a atingir níveis sem precedentes em Gaza”, afirmou a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) em publicação feita nas redes sociais.
Mais de cinco meses após o início da campanha aérea e terrestre de Israel em Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro, grande parte do local está em ruínas, com a maior parte dos seus 2,3 milhões de habitantes deslocados e enfrentando uma grande crise humanitária.
Hospitais em Gaza relataram que algumas crianças morreram de desnutrição e desidratação.
É esperado que o órgão de vigilância internacional da insegurança alimentar, o IPC, apresente em breve um relatório sobre a extensão da crise de fome em Gaza, depois de ter dito em dezembro que havia um risco de fome no período de projeção até maio.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: