ONU adverte que invasão de Rafah será "uma tragédia indescritível"
Israel pode a qualquer momento cometer mais um crime contra o povo palestino: a invasão terrestre de Rafah
247 - Uma invasão israelense da cidade de Rafah, na Faixa de Gaza, será "uma tragédia indescritível", disse o chefe humanitário da ONU, Martin Griffiths, em um comunicado na terça-feira (30), informa a agência WAFA.
"A mais simples verdade é que uma operação terrestre em Rafah será nada menos que uma tragédia indescritível. Nenhum plano humanitário pode contra isso. O resto são detalhes", disse Griffiths depois que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu prometeu lançar uma ofensiva em Rafah, que se tornou refúgio para cerca de 1,5 milhão de palestinos.
Ele acrescentou: "O mundo tem apelado às autoridades israelenses há semanas para poupar Rafah, mas uma operação terrestre lá está no horizonte imediato".
"Para centenas de milhares de pessoas que fugiram para o ponto mais ao sul de Gaza para escapar de doenças, fome, sepulturas em massa e combates diretos, uma invasão terrestre significaria ainda mais trauma e morte."
Ele alertou que "Para as agências que lutam para fornecer ajuda humanitária apesar de estradas intransitáveis, munições não detonadas, escassez de combustível, atrasos nos postos de controle e restrições israelenses, uma invasão terrestre seria um golpe desastroso."
"Estamos numa corrida para evitar a fome e a morte, e estamos perdendo", acrescentou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: