TV 247 logo
HOME > Mundo

ONU adverte sobre “crime de guerra” de Israel em Gaza

Matar civis de fome como ato de guerra é crime, disse alto comissário da ONU

Volker Turk, Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU (Foto: ALAA AL SUKHNI/Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos adverte que a “transferência forçada” e a sujeição à fome constituem um “crime de guerra” cometido por Israel em Gaza.

Numa coletiva de imprensa na quinta-feira (17), na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, Volker Türk afirmou que “ matar civis à fome como método de guerra é proibido pelo direito humanitário internacional e constitui um crime de guerra ”.

Ele lembrou que o regime israelense, como potência ocupante, tem a obrigação específica, ao abrigo do direito humanitário internacional, de trazer alimentos, fornecimentos médicos e outros artigos necessários para Gaza e de facilitar a ajuda humanitária por todos os meios à sua disposição.

Se o regime sionista não cumprir as suas obrigações declaradas, as atuais taxas de insegurança alimentar em Gaza poderão duplicar nos próximos meses, disse o alto comissário.

O representante palestino na ONU apelou ao Conselho de Segurança da organização internacional para banir a inação face ao genocídio israelita em Gaza.

 Especificamente, denunciou que as forças israelenses não permitem a entrada de ajuda humanitária no norte do território palestin, o que agrava as já desesperadas necessidades humanitárias e médicas. Ao mesmo tempo, as ordens de evacuação “parecem concebidas para isolar completamente o norte de Gaza do resto do território, enquanto os bombardeamentos e outros ataques continuam”. 

Neste sentido, deixou claro que a “transferência forçada” de grande parte da população do norte de Gaza “constituiria um crime de guerra”.

No Líbano, acrescentou, os ataques diários israelenses a edifícios residenciais em áreas urbanas têm um impacto terrível sobre os civis, com um número significativo de vítimas, destruição e deslocações.

As suas declarações coincidem com o alarme emitido pelo índice de Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC) da ONU, que nesta sexta-feira estimou que perto de 1,8 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 86 por cento da população de Gaza sofre de níveis críticos de fome, definidos como fase três ou superior na escala de cinco pontos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados