ONU condena as tentativas de Israel de afastar a UNRWA de Gaza
Israel propõe desmantelar a maior agência humanitária na Faixa de Gaza e transferir suas funções para uma estrutura diferente, de acordo com fontes das Nações Unidas
247 - Os esforços para afastar a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês) da distribuição de ajuda em Gaza devem cessar, exigiu o secretário-geral adjunto de Assuntos Humanitários e coordenador de Socorro de Emergência da ONU, Martin Griffiths, informa Russia Today.
"Os intentos de marginalizar a UNRWA devem cessar. A UNRWA é a espinha dorsal da operação humanitária em Gaza. Qualquer tentativa de distribuir ajuda sem ela está fadada ao fracasso", escreveu o funcionário em sua conta no X.
Griffiths enfatizou que "nenhuma outra agência tem o mesmo alcance, experiência ou confiança da comunidade necessária para fazer este trabalho".
O The Guardian informou neste domingo, citando fontes da ONU, que Israel propôs desmantelar a UNRWA e criar uma nova agência para substituir suas funções. A proposta teria sido entregue no fim de semana anterior pelo chefe do Estado-Maior General israelense, tenente-general Herzi Halevi, a funcionários da ONU no Estado judaico, que a transmitiram no sábado ao secretário-geral António Guterres.
A UNRWA, que trabalha na Palestina desde a década de 1950 e é a maior organização humanitária que atua no enclave palestino, não foi envolvida nas conversas sobre seu futuro, de acordo com representantes da entidade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: