TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Orban se encontra com Xi Jinping para discutir paz na Ucrânia

    Presidente húngaro tem se esforçado na busca de uma solução para o conflito

    Viktor Orban e Xi Jinping (Foto: Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu neste fim de semana o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, em Pequim, com o principal objetivo de discutir formas de alcançar a paz na Ucrânia. Durante o encontro, Orban expressou que "A China é uma potência chave na criação das condições para a paz na Guerra Rússia-Ucrânia. É por isso que vim encontrar-me com o Presidente Xi em Pequim, apenas dois meses após sua visita oficial a Budapeste", conforme compartilhado em sua conta no Twitter.

    A porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, destacou os comentários de Xi sobre o encontro: "O presidente Xi elogiou o primeiro-ministro Orbán por seus esforços para buscar uma solução política. Ele enfatizou que um cessar-fogo precoce e o assentamento político da crise são do interesse de todos. A prioridade agora é garantir que não haja expansão do campo de batalha, nenhuma escalada de combates e nenhuma provocação por qualquer das partes, trabalhando para uma desescalada o mais rápido possível."

    Hua também ressaltou o papel da comunidade internacional em fornecer condições e suporte para a retomada do diálogo direto e negociação entre as partes. "Somente quando todos os principais países desempenharem um papel positivo, em vez de negativo, poderá surgir uma perspectiva precoce de cessar-fogo."

    "A China tem promovido ativamente as conversas de paz à sua maneira, e encoraja e apoia todos os esforços que contribuam para um assentamento pacífico. China e Hungria compartilham as mesmas proposições básicas e estão trabalhando na mesma direção. A China manterá a comunicação com a Hungria e as partes relevantes", concluiu Hua Chunying.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados