TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Paquistão apela à comunidade internacional para diálogo com Afeganistão

    O Paquistão insta a comunidade global a manter diálogo com Cabul

    Funeral simbólico de potências imperialistas e da Otan em Cabul (Foto: Reuters)
    José Reinaldo avatar
    Conteúdo postado por:

    Sputnik - O Paquistão insta a comunidade global a manter diálogo com o Afeganistão, em vez de "colocar todo o fardo" apenas em Islamabad, disse à Sputnik o embaixador do Paquistão na Rússia, Shafqat Ali Khan. 

    Em agosto, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que Islamabad "tem uma responsabilidade especial" pela situação no Afeganistão, "em parte devido à próxima relação do Paquistão com o Talibã". 

    "Responsabilidade pelo Afeganistão, por exemplo, pelos refugiados, é uma responsabilidade coletiva da comunidade internacional. É impossível sobrecarregar um país para que tenha de encontrar uma solução ou para lidar com esta situação muito prolongada e difícil", disse Khan. 

    O diplomata acrescentou que ele acredita que a comunidade internacional tem que "se envolver com Cabul" e com as promessas feitas pelo Talibã sobre a formação do governo afegão. "Essa é a maneira que você pode ter uma espécie de discussão aberta e discussão sobre relações de cooperação e também para dar-lhes [aos talibãs] alguma esperança de que se vocês fizerem isso, [se] houver um governo cooperativo inclusivo, podemos trabalhar com vocês, nós podemos ajudar o Afeganistão. Você não pode ficar fora e colocar o fardo. Isso é ilógico", disse. 

    Enquanto isso, o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, realizou conversações em Doha com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário de Defesa Lloyd Austin, durante as quais eles discutiram esforços para fortalecer a segurança e a estabilidade no país centro-asiático.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: