Para decepção da Folha, Iraque fala em "absoluta confiança no Brasil"
A despeito de reportagem da Folha, embaixada do Iraque divulgou nota nesta segunda-feira (4) sobre o monitoramento que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) fez de algum de seus diplomatas em 2003; embaixada destaca o "o enorme desejo" que os países elevem as relações "em todos os sentidos"; também confirmou que não foi oficialmente avisada pelo governo brasileiro sobre o monitoramento
247 - A embaixada do Iraque em Brasília divulgou nota nesta segunda-feira (4) sobre o monitoramento que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) fez de algum de seus diplomatas em 2003, que rendeu manchete para o jornal Folha de S. Paulo nesta segunda (4). A embaixada diz que mantém "absoluta confiança na força que caracteriza as relações entre o Iraque e o Brasil" e destaca o "o enorme desejo" que os países elevem as relações "em todos os sentidos". Também confirmou que não foi oficialmente avisada pelo governo brasileiro sobre o monitoramento.
O comunicado informa ainda que o embaixador do Iraque em Brasília, Adel Mustafa Kamil Alkurdi, entregou na semana passada para a presidente Dilma sua carta de credenciamento, documento que autoriza o diplomata assumir suas funções. A nota é uma resposta a reportagem da Folha que mostrou a espionagem da Abin a representantes de Irã, Iraque e da Rússia, além do monitoramento de um escritório da embaixada americana.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: