TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Parlamento da Polônia rejeita governo conservador e nomeia ex-presidente do Conselho Europeu como primeiro-ministro

    Apenas metade dos polacos acredita que um governo liderado por Donald Tusk poderia sobreviver a todo o mandato de quatro anos

    O líder da Coalizão Cívica (KO) Donald Tusk aperta a mão do líder do Partido Popular Polonês (PSL) Wladyslaw Kosiniak-Kamysz depois que o Parlamento votou a favor de ele se tornar o primeiro-ministro, no Parlamento, em Varsóvia, Polônia, em 11 de dezembro de 2023 (Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel)

    247 - A câmara baixa do parlamento polonês, o Sejm, nomeou nesta segunda-feira (11) o ex-presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para o cargo de primeiro-ministro, informou a agência Sputnik.

    No início do dia, o Sejm aprovou um voto de desconfiança no governo de Mateusz Morawiecki. 

    O presidente polonês Andrzej Duda irá empossar o líder da oposição Donald Tusk como primeiro-ministro do país em 13 de dezembro, depois que o governo em exercício não conseguiu garantir o apoio do parlamento, disse a chefe da Chancelaria Presidencial polonesa, Grazyna Ignaczak-Bandych, na segunda-feira.

    Tusk deve agora propor seu próprio gabinete. Assim que o governo de Tusk tomar posse, ele terá duas semanas para fazer um discurso de abertura no parlamento, que então considerará a aprovação de um voto de confiança ou não nele. Se Tusk também receber um voto de censura, o presidente polaco terá o direito de escolher ele próprio um novo candidato a primeiro-ministro.

    Ele prometeu consertar as relações de Varsóvia com Bruxelas e desbloquear bilhões de euros em fundos destinados à Polônia, que foram retidos devido a preocupações com o Estado de direito.

    Nas eleições parlamentares realizadas em outubro, o partido PiS, que até recentemente governava a Polônia, conquistou 194 assentos no Sejm, de 460 membros, e reivindicou a vitória. Os partidos da oposição, por outro lado, conquistaram mais de 50% dos assentos combinados e fizeram um acordo de coligação, selecionando Tusk como seu candidato.

    Apenas metade dos polacos acredita que um governo liderado por Donald Tusk poderia sobreviver a todo o mandato de quatro anos, revelou no último dia 16 um levantamento realizado pelo centro de investigação UCE da Polônia.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: