Partidos de centro-direita da Irlanda devem voltar ao poder
Direitistas do país europeu vão precisar de pelo menos um parceiro menor para garantir a maioria, o que levanta dúvidas sobre a estabilidade política
Reuters - Os dois principais partidos de centro-direita da Irlanda parecem estar a caminho de retornar ao poder após as eleições de sexta-feira, mas provavelmente precisarão de pelo menos um parceiro menor para garantir a maioria, o que levanta dúvidas sobre a estabilidade do próximo governo.
Isso pode resultar em negociações prolongadas ou em uma coalizão instável, justamente no período que antecede a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Suas promessas de reduzir impostos corporativos e impor tarifas representam uma ameaça à economia irlandesa.
Os partidos governistas, Fine Gael e Fianna Fáil, receberam, respectivamente, 20,5% e 21,9% dos votos de primeira preferência, de acordo com uma contagem da Virgin Media News, enquanto o partido de esquerda Sinn Féin obteve 19,1%. Com os dois partidos de centro-direita descartando qualquer acordo com o Sinn Féin, a principal questão é quão próximos dos 88 assentos necessários para uma maioria eles podem chegar – e se precisarão de um ou dois partidos adicionais na coalizão para alcançar esse número.
"Claramente, há um caminho para formar governo", disse o líder do Fianna Fáil e vice-primeiro-ministro, Micheál Martin, à emissora estatal RTE, ao ser questionado sobre um possível acordo com o Fine Gael e outro partido. "Mas muito dependerá de quantos assentos os respectivos partidos conseguirão." Ele afirmou que era "muito cedo" para discutir possíveis parceiros de coalizão ou se ele seria o próximo primeiro-ministro.
O Fianna Fáil pode obter até 48 assentos, enquanto o Fine Gael poderia conquistar 39, deixando-os à beira dos 88 assentos necessários, segundo Michael Gallagher, ex-professor de ciência política do Trinity College Dublin, em entrevista à RTE. Os candidatos mais óbvios para formar uma coalizão seriam os partidos de centro-esquerda, Labour e Social Democrats, que, segundo Gallagher, poderiam conquistar oito assentos cada.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: