Policial do caso Jean Charles treina time olímpico britânico
Andy Halliday afirma que ao que resultou na morte do brasileiro por engano foi a coisa certa a se fazer, mas que depois perdeu o entusiasmo de trabalhar no setor armado. Hoje se dedica ao hquei
247 com agências internacionais - O diário britânico The Times publicou no domingo uma entrevista com com Andy Halliday, um ex-policial que integrou a equipe responsável pela morte do eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes, e que agora é o treinador do time de hóquei olímpico da Grã-Bretanha.
Jean Charles foi morto a tiros no dia 22 de julho de 2005, dentro da estação de metrô de Stockwell, no Sul de Londres, após o confundirem com o autor de um ataque fracassado no dia anterior.
Halliday conta ter se sentido "perturbado pessoalmente por uma semana, semanas, talvez meses depois", mas justifica a ação da polícia, dizendo que "genuinamente pensamos que estávamos confrontando um terrorista suicida". "Profissionalmente, foi a coisa certa a se fazer".
Ele conta que após a morte do brasileiro perdeu o entusiasmo em trabalhar no setor armado da polícia, depois de quase 30 anos na Polícia Metropolitana de Londres
No dia em que foi interrogado pela Comissão Independente de Queixas contra a Polícia (IPCC, na sigla em inglês), Halliday foi também entrevistado para ser o treinador da equipe olímpica sub-21 da Grã-Bretanha e os ataques de 7 de julho ocorreram um dia após a Grã-Bretanha ter sido oficialmente escolhida como país-sede dos Jogos de 2012. "Como consequência desses dois enormes eventos, o rumo da minha vida mudou consideravelmente", afirmou. (Com informações da BBC)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: