HOME > Mundo

Por "uma economia mundial mais aberta", China inaugura Feira Internacional de Comércio de Serviços de 2024

A CIFTIS deste ano conta com uma presença expressiva de empresas e organizações estrangeiras, como Google, Tesla, Nestlé, Shopee, Amazon, entre outras

CIFTIS 2024 (Foto: Xinhua/Li Xulun)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Guilherme Paladino, de Pequim, para o 247 - Sob o tema "Serviços Globais, Prosperidade Compartilhada", a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2024 (CIFTIS) foi inaugurada no Centro de Convenções Nacional e no Parque Shougang, em Pequim, nesta quinta-feira (12).

O evento, nascido em 2012, é coorganizado pelo Ministério do Comércio e pelo Governo Popular do Município de Pequim, com a aprovação do Comitê Central do PCCh e do Conselho de Estado. Seu objetivo é atuar como uma plataforma para exibição, intercâmbio, negociação e cooperação no comércio global de serviços, contando com uma presença expressiva de empresas e organizações estrangeiras, como Google, Tesla, Nestlé, Shopee, Amazon, entre outras.

Além da abertura para os estrangeiros se apresentarem ao mercado chinês, a CIFTIS também possibilita que companhias e eventos locais mostrem o que têm a oferecer ao público interno e externo. Um dos estandes de destaque no Centro de Convenções Nacional de Pequim, por exemplo, era o da Conferência Mundial de Gás 2025 (World Gas Conference, ou WGC), que será sediada em Pequim entre os dias 19 e 23 de maio do ano que vem.

Em entrevista ao Brasil 247, o Gerente Geral de Operações da WGC 2025, Damion Wan, falou sobre as expectativas da International Gas Union (IGU) para a CIFTIS deste ano: "conseguimos convidar alguns expositores para se apresentarem hoje [como ExxonMobil (China), Woodside Energy, Shanghai Fiorentini, Towngas, Qazaqgaz e  Gas and Oil Technology - GOTCO  (Shanghai)]. Este é, basicamente, um lugar onde eles podem mostrar seus produtos e serviços para o mundo, porque se trata de um grande evento a  nível  nacional,  com  um  alcance  global".

"Esperamos que este espaço nos forneça uma plataforma para aprimorar ainda mais os serviços da IGU e, ao mesmo tempo, esperamos que os expositores que estão conosco possam usar essa plataforma para alcançar mais potenciais usuários, assim como potenciais parceiros de diferentes partes do mundo", complementou o executivo.

Damion Wan, gerente geral de operações da WGC 2025
Damion Wan, gerente geral de operações da WGC 2025(Photo: Guilherme Paladino/Brasil 247)Guilherme Paladino/Brasil 247

Como vem sendo costume nos últimos anos, o presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta de felicitações à CIFTIS, reforçando que a feira "é um retrato vívido do desenvolvimento de alta qualidade do setor e do comércio de serviços da China, contribuindo para o estabelecimento de uma economia mundial mais aberta".

"A China está disposta, junto com os outros países, a seguir a tendência da globalização econômica, compartilhar oportunidades, efetuar cooperações e promover o desenvolvimento, de forma a contribuir com esforços ao crescimento econômico mundial e ao bem-estar da população mundial", concluiu o presidente chinês.

"COLORFUL WORLD" E CINTURÃO E ROTA - Além das exposições empresariais no Centro de Convenções Nacional, o evento também teve atrações no Parque Shougang, voltadas à celebração das parcerias construídas pela China no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota (ou Nova Rota da Seda).

Diversos food-trucks e estandes temáticos dos países que fazem parte da Iniciativa foram posicionados no parque localizado na parte Oeste de Pequim, contando também com apresentações de danças características das culturas destes países, sob o tema "Colorful World". Iniciadas ontem, as atrações da Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2024 vão durar até a próxima segunda-feira (16).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados