Potências nucleares continuam a modernizar seus arsenais, diz relatório
Vários países implantaram novos sistemas de armas nucleares ou com capacidade nuclear em 2023
TASS - As potências nucleares estão cada vez mais desenvolvendo seus arsenais à medida que a situação geopolítica se deteriora, de acordo com um relatório do Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (SIPRI).
"Os nove países com armas nucleares - Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) e Israel - continuaram a modernizar seus arsenais nucleares e vários implantaram novos sistemas de armas nucleares ou com capacidade nuclear em 2023", disse o relatório. Uma das principais conclusões do SIPRI é que o número e os tipos de armas estão aumentando à medida que os países confiam cada vez mais na dissuasão nuclear.
Em janeiro de 2024, havia cerca de 12.121 ogivas nucleares no mundo, das quais 9.585 estavam em alerta. De acordo com o relatório, 3.904 dessas estavam implantadas em mísseis ou aeronaves, um aumento de 60% em relação às estimativas de janeiro anterior. Cerca de 2.100 ogivas implantadas estavam em alerta máximo em mísseis balísticos. Segundo o instituto de pesquisa, quase todas as ogivas pertenciam à Rússia ou aos Estados Unidos, mas acredita-se que a China tenha colocado algumas delas em alerta máximo pela primeira vez.
Índia, Paquistão e Coreia do Norte, por sua vez, estão buscando uma maneira de colocar múltiplas ogivas em mísseis balísticos. O Reino Unido, China, Rússia, Estados Unidos e França já possuem tais capacidades, de acordo com o instituto.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: