HOME > Mundo

Premiê britânico é criticado por adotar gato 'russo'

Keir Starmer é acusado de apoiar Moscou por escolher um felino de raça siberiana em vez de uma raça britânica

Keir Starmer (Foto: Joe Giddens/Pool via Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, tem enfrentado críticas inusitadas após adotar um gato da raça siberiana, originária da Rússia. A controvérsia teve início quando Stephen James, ex-candidato do Partido Conservador e ex-oficial de inteligência britânico, sugeriu que a escolha de Starmer seria um sinal de simpatia por Moscou. A acusação foi feita publicamente no último domingo (22), por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), plataforma onde James expressou sua indignação com a decisão do premiê de adotar um felino "russo" em vez de um gato de raça britânica.

"Keir Starmer escolher um gatinho siberiano russo em vez de um British Shorthair é o sinal mais claro de que ele não está apoiando a Grã-Bretanha!", escreveu James, gerando uma onda de reações nas redes sociais, relata a RT. Em seu post, o ex-candidato ainda questionou: "se o primeiro-ministro não pode apoiar os 'British Shorthairs', como podemos esperar que ele apoie os trabalhadores britânicos?", finalizando a mensagem com a hashtag “Back Britain Not Russia” (Apoie a Grã-Bretanha, não a Rússia).

A polêmica teve início após a divulgação de uma foto de Starmer ao lado de seu novo pet, um pequeno filhote chamado Prince, que estava sobre uma mesa, com as patas apoiadas em documentos do primeiro-ministro. A escolha do gato, que tem um pelo longo e felpudo e é conhecido por seu temperamento energético e aventureiro, foi amplamente discutida na mídia britânica, alimentando debates sobre sua simbologia política em um momento de tensões globais.

Em resposta às críticas, Starmer explicou que a escolha foi feita em conjunto com sua família, após muitas discussões internas. O premiê revelou que seus filhos originalmente queriam adotar um cachorro da raça pastor alemão, mas, após deliberações, chegaram ao consenso de escolher o filhote de gato siberiano. 

Vale destacar que Prince não é o único felino a habitar Downing Street. Ele se junta a Jojo, uma gata resgatada pela família de Starmer antes das eleições, e a Larry, o famoso "chefe caçador de ratos" do Gabinete, que ocupa o posto desde 2011.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados