TV 247 logo
HOME > Mundo

Presidência palestina condena veto dos EUA no Conselho de Segurança da ONU

Um veto “injusto, antiético e injustificável”, diz comunicado da Autoridade Nacional Palestina

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas (Foto: Aquiles Lins)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A Presidência Palestina condenou veementemente o uso do poder de veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU, efetivamente impedindo que a Palestina obtenha a plena adesão às Nações Unidas.

Descrevendo o veto dos EUA como injusto, antiético e injustificável, a Presidência Palestina enfatizou que este veto desafia a vontade da comunidade internacional, que apoia fortemente a plena adesão da Palestina à ONU. A maioria dos países do mundo reconheceu a Palestina desde 2012, quando a Assembleia Geral da ONU votou a favor da elevação do status da Palestina para um estado observador não membro.

A Presidência reiterou que "essa política agressiva dos EUA em relação à Palestina e seus direitos legítimos representa uma violação flagrante do direito internacional. Ela fomenta a contínua campanha de agressão de Israel contra o povo palestino em Gaza, Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental ocupada, e empurra a região para o abismo."

"Este veto agressivo dos EUA expõe as contradições na política americana, que afirma apoiar uma solução de dois estados enquanto obstrui repetidamente através do veto resoluções no Conselho de Segurança contra a Palestina e seus direitos legítimos", enfatizou a Presidência.

Acrescentou que "alcançar a paz, segurança e estabilidade na região e no mundo depende da implementação das resoluções da legitimidade internacional, do fim da ocupação israelense do Estado da Palestina e do reconhecimento dos direitos legítimos do povo palestino, incluindo seu direito à autodeterminação e ao estabelecimento de um estado independente com Jerusalém Oriental como sua capital."

A Presidência Palestina expressou gratidão aos estados membros que votaram a favor da Palestina obter a plena adesão às Nações Unidas, observando que este voto internacional em apoio aos direitos do povo palestino demonstra a posição unificada do mundo por trás dos valores de justiça, liberdade e paz.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: