Presidente do México descarta prisão de Putin em caso de visita
Presidente russo foi convidado para a posse da presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum
(Sputnik) - As autoridades mexicanas não cumprirão o mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o líder russo Vladimir Putin, que foi convidado para a cerimônia de posse, disse o presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador nesta quinta-feira.
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores do México confirmou as notícias de que Putin havia sido convidado para a posse da presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, marcada para 1º de outubro.
"Não podemos fazer isso, não se aplica a nós. Somos contra guerras, somos a favor da paz e, no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia, propusemos acordos de mediação", disse Lopez Obrador durante uma conferência de imprensa matinal, em resposta aos pedidos da Embaixada da Ucrânia no México para que o mandado do TPI fosse cumprido.
Na quarta-feira, a Embaixada da Ucrânia no México divulgou um comunicado expressando esperança de que as autoridades mexicanas cumpram o mandado do TPI contra Putin durante sua visita ao país.
O México assinou o Estatuto de Roma em setembro de 2000 e o ratificou em outubro de 2005.
O TPI, com sede em Haia, emitiu em março de 2023 um mandado de prisão contra Putin e a Comissária Russa para os Direitos das Crianças, Maria Lvova-Belova, sob a alegação de "deportação ilegal" de crianças ucranianas para a Rússia. A Rússia afirmou que suas vidas estavam em risco, enquanto o porta-voz presidencial Dmitry Peskov disse que Moscou não reconhece a jurisdição do tribunal.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: